Com a programação praticamente definida, o Encontro Transdisciplinar Holístico Internacional (e-thi), no período de 7 a 10 de setembro próximo, possibilitará a geração de um campo de reflexão sobre a construção de uma experiência e a prática da Arte de Viver em Paz. Estão programados três grandes simpósios que abordarão os temas que mais afetam o nosso cotidiano, principalmente nos tempos atuais, quando a rotina estressante interfere no nosso bem- estar físico, mental, emocional e espiritual: Onde começa a Paz, Aprender a conviver e Cuidando da mãe Terra.

Com a abordagem transdisciplinar, a expectativa é que os amigos e parceiros da Unipaz possam trocar experiências e, ao final do encontro, redigir um documento final com a síntese de nossas reflexões. O e-thi agregará parceiros e amigos na comemoração dos 30 anos da Unipaz e na projeção sobre o que as unidades no Brasil e no exterior pretendem realizar nas próximas décadas.

O primeiro grande simpósio será no dia 7 de setembro e vai focar no tema “Onde começa a Paz”. A proposta é debater a abordagem que será apresentada por oito palestrantes, com a mediação de Cristina Maria Carvalhedo. Nesse primeiro momento de reflexão e troca de ideias, os debatedores darão um quadro geral do mosaico que será montado nos dias seguintes do e-thi sobre a Arte de Viver em Paz.

A partir da abordagem sobre os vários aspectos sobre “Onde começa a Paz”, no segundo dia do Encontro, 8 de setembro, será detalhado um conceito não menos instigante: “Aprender a Conviver”, que será mediado por Ruth Maria Scaff. Mais uma vez, oito palestrantes – de diversas unidades da Unipaz- apresentarão suas teses e trabalhos que mostram como é possível intensificar as relações humanas a partir de atitudes mais assertivas e inclusivas. O terceiro dia do e-thi, 9 de setembro, quando os conceitos sobre a paz, aprender e conviver em paz estarão consolidados, o debate será direcionado para nosso abrigo no Planeta com o tema “Cuidando da mãe Terra”, com a mediação de Marco André Schwarzstein.

Esses Simpósios serão realizados nos períodos da manhã. A cada dia, na parte da tarde, haverá a apresentação de trabalhos e oficinas práticas que, direta ou indiretamente, integram o conteúdo teórico apresentando pelos palestrantes.

O e-thi acontecerá na sede da Unipaz em Brasília, dirigida por Roberto Crema, o reitor da universidade, que está confiante na participação das unidades local, estadual e internacional nas comemorações dos 30 anos da Unipaz.